sábado, maio 16, 2009

Mestre-Sala e Porta-Bandeira




A função do Mestre-sala é cortejar a Porta-bandeira durante toda a apresentação,
através de gestos e posturas elegantes que demonstrem a reverência a sua dama, respeitando e protegendo o pavilhão. Enquanto isso cabe a Porta-Bandeira conduzir e apresentar o pavilhão, desfraldando-o em gestos graciosos e reverenciosos.

O casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira leva com graça e leveza a bandeira, fazem passos marcados, rodopiam, e tem gestos elegantes e desenvoltos. A porta-bandeira desfila com graça e atitude altiva e nobre enquanto o mestre-sala baila com toda sua leveza e elegância.

sexta-feira, maio 15, 2009


A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

quinta-feira, maio 14, 2009

....Instrumentos usados no carnaval....







Caixa: A caixa é responsável pelas "paradinhas"e viradas do samba,alem de fazer a chamada para a volta dos outros instrumentos.É quase um instrumento solo apesar de ser também tocado em conjunto com os outros.







Repenique: É o instrumento que dá o som característico ao samba,mantendo o ritmo da bateria.é responsável por marcar o andamento das batidas,emitindo um som agudo.






Surdo de primeira: Responsável pela marcação e pulsação da bateria,é o maior surdo e trabalha em conjunto com o de segunda.ele tem uma afinação mais forte e aguda que os outros.


Surdo de segunda: É a resposta ao surdo de primeira,sendo um contraponto para quando ele está "parado"Atua também,deste modo como responsável pela marcação e pulsação da bateria.


Surdo de terceira: É responsável por dar suingue à bateria.ele é tocado entre outros dois surdos,quebrando sua dureza e dando balanço para a marcação.




Ganzá: É o instrumento responsável por dar sustentação ao som das caixas-tem quase a mesma batida que elas,mantendo seu ritmo.




Cuíca: É um complemento para a bateria com um andamento que segue a marcação do surdo seu som é produzido através de uma pequena haste que fica em seu interior que puxa o couro esticadissimo que o reveste.


Tamborim: É um instrumento muito agudo responsável por fazer os desenhos do samba-enquanto os surdos e a caixa tem uma marcação continua,o tamborim para e muda durante sua execução.